Quem somos


Bloomer

A Bloomer é uma marca de roupa de praia, 100% portuguesa, e com a particularidade de apresentar todas as suas peças em tecido "turco".

Nasceu no Verão de 2015, quando duas amigas – Cristina Barahona Fragoso e Vera Cazal Ribeiro – inspiradas pelos dias de sol, pelas idas à praia e pela paixão pelo mar, resolveram criar uma marca, totalmente portuguesa, de roupa de praia em tecido turco.

A ideia materializou-se com a exigência da qualidade dos materiais utilizados na confecção, marcada pelo extremo conforto e bom gosto.

Igualmente fundamental foi a escolha das cores, aliada à simplicidade e originalidade do design.

A Bloomer surge assim, como uma marca de roupa de praia com peças originais e intemporais, neste momento, com o foco no recurso à malha turca, um material super confortável e prático, para usar e abusar no Verão, na praia, no barco, nos dias de piscina ou de passeios no rio.

Estes foram, e são, os princípios que orientaram e motivaram a criação da Bloomer.

Malha, design, materiais e confeção, sempre 100% nacional, porque a confeção e o design made in Portugal estão ao nível dos mais elevados padrões de qualidade da moda internacional.

Em cada coleção Bloomer encontra sempre uma peça irresistível, que vai ser o must have do seu Verão. Escolha a sua!

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O QUE INSPIROU A BLOOMER


O nome

Bloomer foi uma peça de vestuário criada pelas americanas Elizabeth Miller e Amélia Bloomer no início de 1850.

Amélia era advogada e lutava pelos direitos das mulheres. Uma das reivindicações de Bloomer e das suas amigas era a possibilidade de utilização de um vestuário mais confortável e prático para as mulheres, que já trabalhavam em fábricas ou no campo.

Elas queriam usar calças, o que não era aceitável na época, já que esta simples peça de roupa diferenciava os homens das mulheres.

Amélia Bloomer resolveu criar e mostrar ao mundo uma peça de roupa, usada por ela e pelas suas amigas: "uma saia curta sobre uma calça turca volumosa".

Assim nasceram as primeiras calças das mulheres – Bloomers - largas, compridas e folgadas, que estreitavam nos tornozelos e eram usadas por baixo das saias.

No Século XIX, com a utilização das bicicletas e a democratização da prática de desporto, estas calças começaram a ficar populares, porque permitia que as mulheres conseguissem pedalar de forma mais confortável.

Nos Estados Unidos e em Inglaterra as mulheres começaram a adotar as blommers, no entanto, ainda eram poucas as que tinham coragem de as usar, porque eram ridicularizadas pela sociedade e insultadas pela imprensa.

Com o passar do tempo, as blommers tornaram-se moda para a classe média, ficando ainda mais populares em 1910 e 1920.

As calças Bloomer foram uma das mais importantes mudanças da história do vestuário feminino, porque quebraram a regra universal de “calças para homens e saias para as mulheres”.

 

Vintage mood com o regresso à “malha em turco”

 A década de 70 foi um período fervilhante, que permitiu o desenvolvimento de novas tendências, sobretudo a nível intelectual, cultural e social. A moda foi muito influenciada pelo movimento hippie e pelo romantismo. Nos anos 70, não havia apenas um único estilo ou forma de vestir, muito pelo contrário, esta década foi marcada por diversos estilos.

As calças boca-de-sino, os sapatos com plataformas, os coletes de couro e os jeans, assim como as franjas e flores, foram alguns dos ícones mais populares, que caracterizaram os anos 70.

Este foi um período revolucionário, muito criativo e marcante da história, por isso, com frequência, voltamos a ver nos desfiles de moda peças inspiradas nesta década. Até porque os fenómenos da moda são cíclicos e, muitas vezes, revisitam as influências do passado.

A Bloomer- Beach & More também revisitou o passado e inspirou-se numa das épocas mais importantes do mundo da moda, para trazer para as praias portuguesas os modelos em “malha turca” que tanto se usaram nesta altura, em Portugal.

Bloomers

COMO AJUDAR


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A Bloomer nasceu com a Responsabilidade Social no seu ADN. A marca considera que somos todos diferentes, mas todos iguais.

Por isso, escolhemos a Madalena, com Trissomia 21, e a mãe, Bibá Pitta, para apresentar a primeira coleção da Bloomer, no verão de 2016.

A Madalena, com a sua ternura e alegria, foi a nossa modelo “estrela”. A Bibá, com a sua força e energia, mostrou-nos o papel fundamental da família e das mães que, nos dias de hoje, são umas verdadeiras guerreiras.

Porém, não ficamos por aqui e quisemos ir mais longe.

A Bloomer escolheu apoiar a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21) e o seu Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças - uma unidade autónoma da APPT21 – que, para além da realização de Consultas de Neurodesenvolvimento, dinamiza a administração das mais modernas metodologias de avaliação, a formulação de diagnósticos e a execução de programas de intervenção específicos para as Perturbações do Neurodesenvolvimento Infantil, a maioria deles com um pendor marcadamente social.

Este centro surgiu da necessidade do apoio às crianças com deficiência e respectivas famílias.

Assim, por cada peça de roupa Bloomer vendida, a marca está a contribuir para esta causa, numa campanha contínua de angariação de fundos para o Centro Diferenças.

Quando compra uma peça Bloomer já está a ajudar. Mesmo que não compre, participe.